Quadrangular encerra neste domingo celebração de 102 anos de existência

Por Raimundo Gomes. Transcrição da Coluna Evangélica da Gazeta, dos dias 29 e 30/11/2025.

Igreja nasceu em Los Angeles, na Califórnia (EUA), no ano de 1923; chegou ao Brasil há 74 anos e em Alagoas há 50 anos.

A Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) encerra neste domingo (30) o mês de celebração do 102º ano de sua organização com cultos de gratidão pelo seu exponencial crescimento e expansão mundial. “Foi um ‘sonho de Deus’ que se revelou e deu origem à Igreja”, comemora o pastor Cícero Menezes, da IEQ no bairro Pajuçara.

A Igreja foi fundada no ano de 1923 em Los Angeles, na Califórnia (EUA) pela evangelista canadense Aimee Semple McPherson. No ano anterior, ela teve uma visão inspirada no 1º capítulo do livro de Ezequiel. “Nessa visão, Deus se revelou com quatro faces distintas, que se tornaram os pilares da doutrina da IEQ”, relata Menezes.

Esses pilares consistem na pregação dos quatro Evangelhos de Cristo no Novo Testamento. “O 1º deles, ‘Mateus’, mostra Jesus como Salvador; o 2º, em ‘Marcos’, Jesus batiza com o Espírito Santo; o 3º, em ‘Lucas’, o Médico (Cura Divina); e o 4º, no Evangelho de ‘João’, Jesus, o Rei que há de vir”, enfatizou o pastor.

Pastor Cícero Menezes convoca a Igreja para um mês de celebração na Pajuçara”

Dos EUA para o Brasil

A expansão da Igreja, de acordo com o pastor, foi rápida além das fronteiras dos EUA. “Chegou ao Brasil, em São José da Boa Vista/SP, no dia 15 de novembro de 1951, há 74 anos. Esse grande movimento de fé se espalhou por todo o país e chegou a Alagoas em 15 de novembro de 1982, há 50 anos”, disse Menezes.

Na Pajuçara, a Igreja existe há 43 anos na Rua José Fragoso, 57. “Há 28 anos tenho a alegria de fazer parte dessa linda história da IEQ contribuindo com a sua trajetória de fé missionária, crescimento dinâmico e evangelismo focado nos quatro pilares de Jesus: Salvador, Batizador, Médico e Rei que há de vir”, declara Menezes.

Nos primeiros quatro domingos deste mês, a Igreja esteve repleta de fiéis

Presença em Alagoas

A Igreja do Evangelho Quadrangular está presente nos 102 municípios alagoanos com pouco mais de 300 templos. É presidida no estado pelo pastor João Luiz. Seu templo-sede fica localizado na Rua Virgílio Guedes, 1249, no bairro Ponta Grossa. A celebração do mês de aniversário ocorre em todas as igrejas do estado neste domingo.

O lema da Igreja para 2025 é: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente” (Hebreus 13:8), seguido do tema: “Que Ele cresça”.

Celebração da Ceia do Senhor ocorreu no primeiro domingo de novembro

Os Pilares de Cristo

Nos cinco domingos do mês que está terminando (novembro), “Mês da Quadrangular”, que marca o aniversário de fundação da igreja no Brasil, a IEQ na Pajuçara esteve mobilizada com especial dedicação para as quatro doutrinas fundamentais que giram em torno de Jesus Cristo, o autor da nossa salvação.

No 1º domingo, dia 2, houve celebração da Ceia do Senhor, uma ordenança que Jesus deixou para seus discípulos; no dia 9, no 1º culto depois da Ceia, a pastora Maria Auricelia, refletiu sobre o Pilar ‘Jesus Salvador’; no dia 16, a irmã Santina Maria falou sobre o Pilar ‘Jesus batiza com o Espírito Santo’.

Pastora Maria Auricélia
Irmã Santina Maria
Pastora Maria Camilla

A celebração seguiu no dia 23 com pregação da pastora Maria Camilla, refletindo sobre o 3º Pilar – ‘Jesus, o Médico que cura’. Neste domingo (30), o pastor Cicero Menezes encerra o “Mês da Quadrangular” pregando sobre o 4º Pilar – ‘O Rei que há de vir’, um tema que tem gerado grande expectativa no meio cristão.

Back to top of page